quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

The Coastal Challenge com a presença de Ester Alves

Ester Alves de partida para a Costa Rica

The Coastal Challenge começa no próximo domingo dia 11 e termina a 16 de fevereiro


A atleta da Salomon Suunto Portugal, Ester alves, voltará a desafiar a selva tropical da Costa Rica no The Coastal Challenge que terá lugar entre 11 e 16 de fevereiro. A prova desenvolve-se em 6 etapas numa média de 37 km por dia, somando 236 km e 9 000 metros de desnível positivo.

Esta será a terceira vez que a atleta participa nesta prova. Em 2016, na sua estreia, foi a grande vencedora, conquistando 5 das 6 etapas e batendo Elisabet Barnes. Em 2017, Ester ficou em 3.º lugar sendo batida pelas gigantes Anna Frost e Anna Comet, mas assegurou a participação na edição de 2018. Recentemente, Ester Alves travou uma árdua batalha no Nepal e conquistou o 2.º lugar do Everest Trail Race, encerrando com chave de ouro um 2017 muito competitivo. 

Este ano iniciou a sua época no Abutres Trail Run, em Miranda do Corvo, onde foi obrigada a desistir devido a uma queda. Felizmente, esta queda não a impediu de prosseguir e a atleta parte já na sexta-feira para a Costa Rica.

​Foto: Organização The Coastal Challenge 

Para a atleta da Salomon Suunto Portugal esta prova é única “Adoro o The Coastal Challenge, pois dá-me a oportunidade de fazer uma das coisas que mais gosto (correr) num lugar mágico e, ao mesmo tempo, de desfrutar do clima tropical convivendo com os outros atletas no acampamento.“

À semelhança dos outros anos, Ester Alves volta a correr lado a lado com grandes nomes mundias do trail, como as holandesas Ragna Debats e Inge Nijkamp.

“Nesta prova é preciso ser muito rápida, paciente com o calor, descansar muito entre etapas e estar muito tranquila. Consiga um pódio ou não, toda a experiência será muito enriquecedora.” Afirmou Ester.

 ​Foto: Andrés Vargas - Seek The Wild

Esta 14.º edição do The Coastal Challenge deve ser das mais competitivas a nível masculino dos últimos anos, já que em prova estarão Michael Wardian, detentor do recorde da prova, e o imparável Chema Martinez, que tem corrido esta prova ano após ano alcançando sempre o 2.º lugar. 

Também marcará presença Tom Evans que terá a sua primeira experiência na floresta tropical, depois de um terceiro lugar na Marathon des Sables 2017. Estarão ainda presentes o lendário Timothy OlsonHayden Hawks, um corredor de estrada que agora corre nos trilhos e vencedor do CCC 2017 e Marcus Scotney que venceu recentemente a The Dragons Back Race.

O percurso da prova é desenhado ao longo da costa do Pacífico na Costa Rica. Começa em Talamancas, uma cordilheira costeira no canto sudoeste do país, e termina perto da fronteira do Panamá numa vila de pescadores.

Os atletas irão percorrer trilhos de selva e floresta, trilhos de montanha e single tracks junto à linha litoral, praias, recifes, rios e estuários, terminado no Parque Nacional do Corcovado, Património Mundial da Unesco.