segunda-feira, 6 de maio de 2013

Trilhos das Lampas -2013


O meu primeiro Trilho Nocturno...

No passado já fiz os Trilhos do Pastor e uma outra vez o extinto Trilhos de Monsanto e penso que por três vezes uma prova integrada no Circuito Nacional de Montanha, Entre Serra e Mar, percorrida igualmente em trilhos e terras de "cabras", não sei qual a diferença entre as duas Montanha e Trilhos, sendo que pelo (pouco) que sei ambas são quase sempre disputadas em montanhas ou serras.

Se as corridas de rua, estão cada vez mais populares, as provas de trilhos florescem como cogumelos e não é difícil encontrar o motivo, neste tipo de provas o contacto com a natureza acontece a todo o momento e de modo intenso.

Depois de ter apanhado uma boleia, oferecida pelo Rui Gameiro, chegámos às 18: 30 para levantamento do dorsal, no local que dá o nome à prova, São João das Lampas e após cumprimentos de amigos, dirigimo-nos para o carro e logo avistamos o" Rei e Senhor de Sintra" o Rui Carmo, duvido que exista alguém mais apaixonado e que conheça melhor que ele os terrenos, trilhos e afins deste paradisíaco Concelho.

Fui devidamente equipado a rigor, calçado próprio de trail (gore-tex), meias de compressão que não gosto de utilizar em provas e segundo a médica do trabalho, devem ser usadas é após o exercício físico, mas cada cabeça sua sentença, neste tipo de provas uso porque além de melhorarem a circulação, protegem as pernas de plantas, espinhos e insectos, mochila de hidratação, t-shirt de manga comprida, apito e com a luz frontal na cabeça parecia um mineirinho:-)

Sensivelmente um pouco antes da hora marcada um breve " briefing" do timoneiro e impulsionador da prova, o Cidadão de Corrida, com informações preciosas e sempre úteis, com conselhos à mistura, que nunca são por demais, antes pelo contrário.

Objectivo da primeira parte do percuso, era chegar antes do pôr-do-sol à Praia da Samarra, estava tudo controlado, teríamos que ser rápidos, com o Carmo a tomar a rédea, entre, terra, cascalho, pedras, calhaus e terra foi gratificante perceber o que ocorria à nossa volta, através dos sentidos da audição e visão, no horizonte o Sol preparava-se para dormir...a Lua não tardava nada estava ali a chegar, alternando corrida com a caminhada e algum esforço a meta foi conseguida com sucesso, ainda que por escassos minutinhos ainda avistámos este momento único e encantador e eu não parava de lamentar-me...que chatice e insultando-me a mim próprio entre *galhos e bugalhos...#$/)(&%#=?

Naturalmente o piso era  irregular, sendo por vezes era necessário ultrapassar obstáculos naturais, para chegar a lugares fantásticos como a Praia da Samarra, antes de chegar ao leito ao descer meto o pé na lama e pimba...catrapuz lá sujei as mãos e o telemóvel, mas nada que me impedisse de continuar a jornada e  após algumas risadas, alcançámos a praia, a seguir foi  apenas desfrutar o resto do percurso na companhia e ao som de grilos e pirilampos.

Foi fantástico o convivío entre amigos, acabámos a prova de mãos dadas e com a boa disposição a imperar.

Parabéns à Cristina Alexandre que fez a sua primeira prova de Trilho
Sendo que foi a primeira vez que se realizou esta prova, só tenho um adjectivo...magnificiente!

"A priori" já sabia que mesmo sendo uma estreia seria sinónimo de qualidade, não fosse o responsável, director da prova o Fernando Andrade, um atleta de pelotão com larga experiência no (louco) mundo das corridas a pé.

Organização impecável, dois abastecimentos ao longo dos 18 quilómetros do percurso, notei uma preoucupação na assistência e vigilância em locais mais acidentados, inclusivé bombeiros fizeram a prova, no dorsal o número de telemóvel da organização, sinalização através das fitas e no final uma reconfortante sopinha de espinafres e cházito quentinho.

Lento como um caracol ou tartaruga, conforme queiram, só tenho apenas um reparo, se a prova comecasse apenas meia-hora mais cedo, mais atletas como eu teriam a oportunidade de contemplar por mais tempo o ocaso.

 * os insultos à minha pessoa, é fácil de explicar, quando me preparo para começar a tirar fotos não é que vi que tinha me esquecido do cartão de memória (SD)! Fiquei fulo da vida, ainda mais por ter perdido fotos das ribeiras, da paisagem serrana, da  praia da Samarra e do esplenderoso pôr-do sol! Bem mas ao menos já arranjei uma (outra) desculpa para cá voltar no próximo ano ;-)

Fotos Atletismo Magazine: aqui
Vídeo da Prova: aqui
O (meu) vídeo possível: aqui